10/12/2010

Psicologia Empresarial ou Organizacional

Como complemento do ultimo post, divulgo a vocês, uma entrevista que foi feita com profissionais desse campo da  Psicologia.
Entrevista foi feita, com dois psicólogos que trabalham na Petrobrás, em Macaé, com Psicologia Organizacional.
 Profissionais entrevistados: Elienai Moreira Moura e Fábio Serafim Agum
Ambos se formaram na Estácio, com cinco anos de graduação. Os dois fizeram um curso de Pós- graduação, a Elienai se especializou em Psicanálise e o Fabio em RH.
A Elienai, mesmo antes de sua formação como psicóloga já demonstrava grande interesse área, quando formada atuou na área clínica. Por enfrentar dificuldades financeiras, optou por fazer o concurso para Petrobras em 2005, desde então trabalha como psicóloga da empresa.
O Fabio já trabalhava na Petrobras, mas atuava em outra área, embarcando como técnico. Assim como a Elienai ele demonstrava interesse pela área; no ano de 2002 engraçou na faculdade, e no ano de 2008 prestou o concurso para a empresa.
Sobre atuação profissional:
Tendo observado dois profissionais, concluímos que a escolha pela área é muita variada, sofrendo forte influencia pela parte financeira, porém isso ocorre de forma muito pessoal.
O trabalho do psicólogo na empresa se coloca de forma ainda muito nova. Na Petrobras eles procuram promover uma melhoria no ambiente de trabalho, realizam pesquisas com dados estatísticos sobre a satisfação de empregado e empresa, por exemplo. O que observamos é que na verdade esse campo da psicologia esta sendo construído aos poucos por esses profissionais que se dedicam a mostrar o valor do profissional e o seu papel na empresa, desenvolvendo os seus projetos. Contudo encontram dificuldades em vários momentos, já que mesmo suas pesquisas sendo claras, nem sempre o seu êxito é alcançado 100%, visto que ocorre uma variância na expectativa do empregado e patrão.
Mesmo com essa dificuldade encontrada pelos profissionais, fica evidente uma grande satisfação por parte dos mesmos, visto que ao desenvolverem um projeto e alcançarem o seu objetivo, tendo um retorno do grupo, encontram um grande estimulo a continuar o desenvolvimento do seu trabalho.

Então, espero que essa divulgação da pratica possa ajudar.
Em breve, postarei sobre outros campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário